sábado, 16 de fevereiro de 2013

Armas


Katana
    
Washizaki


Katana e Washizaki


Uma katana, (em japonês: 刀) é um sabre longo japonês. Com o renovar do interesse pela cultura nipónica, nos vários países de língua portuguesa, nos últimos anos, a palavra catana reforçou o seu sentido original. Surgida no Período Muromachi, era a arma padrão dos samurais e uma das suas variantes, a wakizashi, era usada pelos ninjas. É utilizada para a prática do kenjutsu, a arte de manejar a espada. Tem gume apenas de um lado, e sua lâmina é ligeiramente curva. Era usada tradi-cionalmente pelos samurais, acompanhada da wakizashi (脇差). A katana era usada em campo aberto, enquanto a wakizashi servia para combate no interior de edifícios. Apesar dos samurais terem desenvolvido tradicionalmente a esgrima usando uma espada manejada pelas duas mãos juntas, existem estilos de kenjutsu que possuem técnicas com ambas as espadas ao mesmo tempo, como por exemplo o TenshinShodenKatoriShintoRyu e o NitenIchiRyu de MiyamotoMusashi. Em sua obra, Gorin no Sho (O Livro dos Cinco Anéis), Musashi advoga o uso das duas espadas, dizendo ser "indigno do samurai morrer com uma espada ainda embainhada". O conjunto das duas armas chama-se daisho (大小), literalmente "grande e pequeno", e podia ser usado apenas pelos samurais, representando seu prestígio social e honra pessoal. A diferença entre a espada ninja (ninja-to) e a katana samurai se dá na sua forma, sendo que a ninja tem forma reta e ponta também reta, tendo a lâmina não tão afiada (em razão da prática do "doku no jutsu" - envenenamento), já a samurai possui uma leve curvatura e ponta semi-curva, muito bem afiada. Isso se dá a diferença de que o ninja carrega sua espada nas costas, portanto um corte vertical de cima para baixo, e o samurai levar sua espada na altura da cintura realizando um corte transversal de baixo para cima ou horizontal.
             

LongSword
LongSword (ou Espada Longa)

A Longsword é um tipo de espada européia feita para o uso com as duas mãos e tinha o tamanho a partir de 1,20m, impedindo o uso de um escudo. Existiu entre o século XIII e XVII sendo mais recorrente, durante o período da Idade Média Tardia e Renascença entre 1350 a 1550.
A Longsword foi utilizada durante a Idade Média, principalmente por guerreiros germânicos e escoceses, com intento de golpear o adversário pelo alto ou de perfurar as armaduras pesadas da época. Era bastante competente como forma de romper as formações dos regimentos de piqueiros, permitindo a passagem da carga de cavalaria para dentro das formações inimigas.
Normalmente eram carregadas embainhadas presas às costas ou ao cavalo, devido ao seu tamanho, conforme mostram diversas gravuras e quadros da época.




Bastarda
Bastarda

Também conhecida como espada de uma mão e meia é uma espada que possui esse nome por não se encaixar exatamente nem no grupo de espadas de duas mãos, nem do de espadas de uma mão, tendo tamanho intermediário,entre 1,10m e 1,20m e sendo balanceada para poder ser usada com uma ou duas mãos. É muito popular em jogos e historias de fantasia. 



Espada Larga


Espada larga 

Era uma das maiores espadas medievais ocidentais, perdendo somente para a montante, era muito pesada e sua lamina media em torno de noventa centimetros. A espada larga era uma arma muito comum entre os nórdicos e mais tarde entre os cavaleiros ingleses. A espada deveria ter um certo equilíbrio e peso, a pessoa que a usava teria que saber o próprio equilíbrio para poder usar uma espada da maneira correta.



Cimitarra
Cimitarra

A cimitarra (scimitar em inglês, saif em árabe, shamshir no Irã, kilij na Turquia, pulwar no Afeganistão, talwar ou tulwar na Índia e Paquistão) é uma espada de lâmina curva mais larga na extremidade livre, com gume no lado convexo, utilizada por certos povos orientais, tais como árabes, turcos e persas, especialmente pelos guerreiros muçulmanos. É a espada mais típica do Oriente Médio e da Índia muçulmana.
Originária da Pérsia, foi adotada pelos árabes e espalhou-se por todo o mundo islâmico até o século XIV. É originalmente uma espada de cavaleiros e cameleiros: em muitos desses países, espadas retas continuaram a ser preferidas para guerreiros a pé ou para fins cerimoniais.
Comparável à katana japonesa, a cimitarra é também uma espada curva de um só gume extremamente cortante e ágil, feita com aço da melhor qualidade. e também usada por piratas. Uma cimitarra típica tem de 90 cm a 1 metro de comprimento total e pesa de 1,0 kg a 1,5 kg.

Cimitarra Curta




Cimitarra curta

A cimitarra curta é uma variante menor e mais ágil da cimitarra, frequentemente usada aos pares, uma em cada mão.
Uma típica cimitarra curta tem em torno de 56 cm de comprimento e pesa 500 gramas.





Gládio

Gládio

O gládio era a espada utilizada pelas legiões romanas. Era uma espada curta, de dois gumes, de mais ou menos 60 cm, mais larga na extremidade. Era muito mais uma arma de perfuração do que de corte, ou seja, devia ser utilizada como um punhal, ou uma adaga, no combate corpo-a-corpo. Diz-se que era capaz de perfurar a maior parte das armaduras. Também chamado Gladiushispaniensis, por ter sido inspirado em armas utilizadas pelos celtiiberos na época. A Península Ibérica, no seu conjunto, era chamada de Hispania pelos romanos, daí o nome 'GladiusHispaniensis'. Não confundir com Espanha, que só existiu 16 séculos mais tarde. Por parte dos Romanos, não somente os legionários eram treinados pelos Doctoresarmorum na técnica do gládio, mas também os gladiadores.
Segundo alguns historiadores, podia ser arremessada graças à peça esférica em seu cabo, que balancearia a arma, o que a torna a única espada arremessável de que se tem notícia.

Lança
Lança

Lança é uma arma branca, constituída por uma longa vara com uma ponta afiada. A lança pode ser manejada ou atirada em direção ao oponente. É uma das armas mais antigas da humanidade, datando de períodos pré-históricos.
Mesmo depois da descoberta dos metais, a lança não deixou de ser usada. Com as popularização das armas de fogo, ela desapareceu aos poucos, a partir do século XVII, mas mesmo no início da II Guerra Mundial o exército polaco ainda dispunha de unidades de lanceiros.
Normalmente as lanças se dividiam em três tipos: lança curta, pique (lança longa) e alabarda (lança provida com machado perto da ponta).


Escudo

Escudo

O escudo é uma arma defensiva que consiste, essencialmente, numa chapa de metal,  madeira  ou couro, usado para se proteger de golpes inimigos. A sua origem é difícil de datar. Presume-se que o homem primitivo começou a usar esta arma quando iniciou as lutas de posse de território, logo após o sedentarismo.
Atualmente é utilizado pela polícia, embora de materiais sintéticos, à prova de bala. O principal material usado atualmente é o policarbonato, um material leve e com alta resistência a impacto. No Brasil, a polícia que possui escudo é chamada de tropa de choque especializada em controlar grandes multidões. Em Portugal a mesma força é mais conhecida por polícia de choque, embora a utilização de tropa seja também a adequada, dado o regime militarizado desta força de intervenção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário