Do RPG ao Swordplay
O Swordplay é uma prática de simulação de duelos medievais onde os praticantes se enfrentam com armas brancas feitas quase sempre de PVC e Espuma de Alta densidade. As armas usadas nesta prática são confeccionadas de forma que os praticantes não se machuquem gravemente nas batalhas. O Swordplay foi criado através do L.A.R.P.(Live Action Rolling Player), que por sua vez descende do RPG( Rolling Playing Game). O L.A.R.P. é uma prática de certa forma mais demonstrativa, onde os participantes se vestem como personagens de uma história fictícia contada por um ou mais narradores, mantendo assim uma linha de raciocínio lógico onde os pasticipantes são os protagonistas, agindo assim de forma diferente de um RPG de mesa onde os personagens mantém seus personagens fictícios na imaginação ou em ilustrações ( mas mesmo assim o L.A.R.P. não deixa de ser um RPG). Podemos dizer assim que sem o bom e tradicional RPG criado nos Estados Unidos em 1974 por Gary Gygax e Dave Arneson, não haveria L.A.R.P. e consequentemente Swordplay.
O primeiro Grupo de L.A.R.P. praticante de Swordplay que se sabe é o Dagorhir, fundada em 1977 nos E.U.A., em Washington. Sabe-se que sem dúvida o maior Grupo de Swordplay do mundo é o Ducado de Bicolline.
Benefícios do L.A.R.P e Swordplay
Mesmo tendo uma Base simples, existem diversas áreas que eles estimulam e desemvolvem, algumas delas são:
- Capacidade de Liderar, conduzir e seguir seus companheiros, ajudando a criar estratégias para alcançar a vitória;
- Disciplina e Trabalho em equipe, gerado através da necessidade de organização em campo de batalha;
- Desenvolvimento de Vínculos Sociais, respeito, honra e saber ganhar e perder ( o que acontece constantemente);
- Coordenação motora, através dos exercícios físicos gerados nas batalhas.
Atual Conselho de Líderes do Grupo Swordmasters |
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