quinta-feira, 24 de maio de 2012

Odisséia


O Odisséia é um evento de grupos que praticam L.A.R.P. e Swordplay localizados na região do Nordeste brasileiro. Ele acontece mais especificamente na cidade de Pocinhos, localizada no estado da Paraíba.
O evento tem a finalidade de divulgar as práticas de L.A.R.P. e Swordplay, além do aperfeiçoamento de técnicas, formação de novas amizades e integração dos grupos.
Com sua temática clássica-medieval, o Odisséia acontecerá nos dias 7 e 8 de Julho e o custo do ingresso varia de acordo com a data em que for pago e outros detalhes, como está listado a seguir:

 - R$ 25,00 se for pago até o dia 3 de Junho de 2012.
 - R$ 30,00 se for pago dos dias 4 de Junho a 1 de Julho de 2012.
 - R$ 50,00 se for pago dos dias de 2 a 7 de Julho de 2012.
 - R$ 45,00 no caso de os pais quererem acompanhar seus filhos no encontro apenas como expectadores.

Como são dois dias, à noite serão disponibilizados locais para os grupos colocarem colchões ou barracas, sendo os mesmos de responsabilidade de cada indivíduo que os levarão.
E antes que eu me esqueça é obrigatório um uniforme padrão para cada clã, que inclui a camisa e o Tabardo, então quanto mais rápido se articularem para confeccionar os mesmos melhor. Abaixo seguem algumas imagens do local onde acontecerá o Evento:








Mais informações no Site oficial do Odisséia : http://www.odisseia.tk/


terça-feira, 22 de maio de 2012

Do RPG ao Swordplay

          
Swordmasters 

O Swordplay é uma prática de simulação de duelos medievais onde os praticantes se enfrentam com armas brancas feitas quase sempre de PVC e Espuma de Alta densidade. As armas usadas nesta prática são confeccionadas de forma que os praticantes não se machuquem gravemente nas batalhas. O Swordplay foi criado através do L.A.R.P.(Live Action Rolling Player), que por sua vez descende do RPG( Rolling Playing Game). O L.A.R.P. é uma prática de certa forma mais demonstrativa, onde os participantes se vestem como personagens de uma história fictícia contada por um ou mais narradores, mantendo assim uma linha de raciocínio lógico onde os pasticipantes são os protagonistas, agindo assim de forma diferente de um RPG de mesa onde os personagens mantém seus personagens fictícios na imaginação ou em ilustrações ( mas mesmo assim o L.A.R.P. não deixa de ser um RPG). Podemos dizer assim que sem o bom e tradicional RPG criado nos Estados Unidos em 1974 por Gary Gygax e Dave Arneson, não haveria L.A.R.P. e consequentemente Swordplay.
O primeiro Grupo de L.A.R.P. praticante de Swordplay que se sabe é o Dagorhir, fundada em 1977 nos E.U.A., em Washington. Sabe-se que sem dúvida o maior Grupo de Swordplay do mundo é o Ducado de Bicolline.

Benefícios do L.A.R.P e Swordplay

Mesmo tendo uma Base simples, existem diversas áreas que eles estimulam e desemvolvem, algumas delas são:

  • Capacidade de Liderar, conduzir e seguir seus companheiros, ajudando a criar estratégias para alcançar a vitória;
  • Disciplina e Trabalho em equipe, gerado através da necessidade de organização em campo de batalha;
  • Desenvolvimento de Vínculos Sociais, respeito, honra e saber ganhar e perder ( o que acontece constantemente);
  • Coordenação motora, através dos exercícios físicos gerados nas batalhas.